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INJEÇÃO ELETRÔNICA

É um sistema de alimentação de combustível e gerenciamento electrónico de um motor de um automóvel - motor a explosão. Sua utilização em larga escala se deve à necessidade das industrias de automóveis reduzirem o índice de emissão de gases poluentes. Esse sistema permite um controle mais eficaz da mistura admitida pelo motor, mantendo-a mais próxima da mistura estequiométrica (mistura ar / combustível), isso se traduz em maior economia de combustível já que o motor trabalha sempre com a mistura adequada e também melhora a performance do motor.

 

O sistema faz a leitura de diversos sensores espalhados em pontos estratégicos do motor, examina as informações e com base em outras informações gravadas em sua memória envia comandos para diversos atuadores espalhados em pontos estratégicos do motor. Esse procedimento é efetuado varias vezes por minuto com base nos movimentos do virabrequim.

 

 

 

 

CARBURAÇÃO

O carburador é um componente mecânico responsável pela alimentação de um motor a explosão. Ele é responsável pela criação da mistura ar/combustível e sua dosagem em motores de combustão interna, seu funcionamento é totalmente mecânico. O ar aspirado pelo pistão passa em alta velocidade pelo difusor (um estreitamento de passagem) arrastando uma porção de gasolina da cuba. A borboleta (instalada na base do carburador) que é ligada directamente ao pedal do acelerador dosa a quantidade de mistura que o motor precisa aspirar. Por esta dosagem, ele determina o número de rotações por minuto.

Componente extinto nos projetos dos carros mais modernos, substituído por uma nova tecnologia que cumpre sua função: a injecção electrónica. O seu uso agora restringe-se a competições, instalado em carros de alto desempenho ou ainda na fabricação de motos, sendo aos poucos substituído pela injecção eletrônica.

 

FREIOS

Funcionamento dos freios

Os freios funcionam através de um sistema de mangueiras flexíveis e pequenos tubos de metal, por onde circula o fluido. É esse líquido, com alta resistência ao calor (ponto de ebulição em torno dos 260 graus centígrados), que transmite a pressão exercida no pedal até a roda, gerando atrito necessário para pará-las.

As rodas dianteiras exigem pressão maior para serem imobilizadas (é nessa parte que se encontra o peso do carro nas freadas). Ali, o atrito se dá entre as pastilhas de freio e os discos que se movimentam junto com as rodas. Nas traseiras, a fricção é entre as lonas de freios e os tambores. Como essas peças do sistema de freio são muito importante para o pleno funcionamento do mesmo, se algumas dessas peças se mostra desgastada numa revisão, troque-a por uma nova imediatamente.

As sapatas ainda existem, mas são colocadas por dentro da roda. São usadas duas sapatas em cada roda, mas o sistema para fazê-las funcionar modificou-se: a roda do veículo é fixada ao tambor e este conjunto é montado sobre o eixo. Quando o eixo gira, gira o conjunto formado pela roda e tambor, enquanto se mantém fixo o conjunto formado pelo suporte e sapatas. Este conjunto não gira, é solidário ao chassi.

Para se aplicar o freio, um dispositivo especial faz o compressor das sapatas, empurrá-las para fora, contra o tambor. O atrito que surge diminui a rotação da roda.

Modernamente, a aplicação do freio faz-se por um sistema hidráulico. Quando se pisa no pedal do freio, este comprime o fluidohidráulico (óleo) e este fluido, por sua vez, empurra as sapatas contra o tambor. Este sistema é conhecido pelo nome de freios hidráulicos.

 

fonte: http://br.geocities.com/prcoliveira2000/

 

SUSPENSÃO

Rodar com segurança e estabilidade é uma premissa para o motorista, e para isso, é necessário manter em ordem os sistemas de suspensão e direção do veículo, além de utilizar os pneus adequados e com a calibragem específica. É importante lembrar que a geometria de suspensão, também chamado de alinhamento de direção, garante que o veículo em movimento mantenha as rodas dianteiras e traseiras perfeitamente apoiadas no solo e paralelas entre si.

 

Fonte: http://www.omecanico.com.br

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